quarta-feira, 3 de junho de 2009

Circulo Mágico

Existem várias maneiras de se traçar um Círculo, você pode usar uma das mais simples:
1 - Pegue a Varinha Mágica ou o Athame e vá até o Norte.
2 - Visualize um raio, tipo um laser, saindo da ponta do seu objeto escolhido.
3 - Dê uma volta, devagar, no sentido horário, até chegar novamente ao Norte.
4 - Então diga: - "Pelo poder da Deusa e do Deus, eu traço este Círculo Sagrado. Deste espaço nenhum mal sairá, e nele nenhum mal poderá entrar"!
Depois de traçar o Círculo, você deve invocar os Guardiões dos quatro Quadrantes, acendendo uma vela.

COR / QUADRANTE /REPRESENTA / ELEMENTO
vermelha / leste / nascer do sol / ar
branca / sul / o sol do meio-dia / fogo
azul / oeste /o crepusculo / agua
preta / norte / a meia-noite / terra



Agora se deve invocar a Deusa e o Deus, vá até o centro do Círculo e faça as invocações. Elas podem ser as seguintes:
Deusa graciosa, você é a Rainha dos Deuses; A Lâmpada da noite; A criadora de tudo que é selvagem e livre; Mãe das mulheres e dos homens; Amante do Deus e protetora de toda a Wicca; Descenda, eu suplico; Com seu raio de força lunar; Aqui, sobre o meu Círculo.
Deus brilhante, você é o Rei dos Deuses; Senhor do Sol; Mestre de tudo que é selvagem e livre; Pai das mulheres e dos homens; Amante da Deusa e protetor de toda a Wicca; Descenda, eu suplico; Com seu raio de força solar.



Abrindo
Começa então o Ritual de abertura do Círculo, e cada participante agradece a Deusa por estarem presente e falam:
LESTE:> Salve os Guardiões das Torres do Leste. Venham juntar-se a nós neste Círculo, Poderes do Ar, vinde! Vigiem este espaço sagrado. Nós o saudamos! Todos ficam em forma de um Pentagrama.
SUL :> Salve os Guardiões das Torres do Sul. Venham juntar-se a nós neste Círculo, Poderes do Fogo, vinde! Vigiem este espaço sagrado. Nós o saudamos! Todos ficam em forma de um Pentagrama.
NORTE:> Salve os Guardiões das Torres do Norte. Venham juntar-se a nós neste Círculo, Poderes do Terra, vinde! Vigiem este espaço sagrado. Nós o saudamos! Todos ficam em forma de um Pentagrama.
OESTE:> Salve os Guardiões das Torres do Oeste. Venham juntar-se a nós neste Círculo, Poderes do Água, vinde! Vigiem este espaço sagrado. Nós o saudamos! Todos ficam em forma de um Pentagrama.
A Alta Sacerdotisa, ou Sacerdote, desenha o Pentagrama de Invocação e o Ritual começa.


Fechando
A Alta Sacerdotisa e o Sacerdote agradecem à Deusa e ao Deus por terem estado presentes, e aos Elementos.Casa pessoa volta ao seu lugar e diz:
LESTE: > Salve os Guardiões das Torres do Leste. Poderes do Ar, nós agradecemos sua presença aqui, como guardiães no nosso Círculo. Vão em paz, oh! grandes Guardiões do Leste, com nossas bênçãos e nosso agradecimento. Obrigado e Adeus! Todos ficam em forma de Pentagrama.
SUL: > Salve os Guardiões das Torres do Sul. Poderes do Fogo, nós agradecemos sua presença aqui, como guardiães no nosso Círculo. Vão em paz, oh! grandes Guardiões do Sul, com nossas bênçãos e nosso agradecimento. Obrigado e Adeus! Todos ficam em forma de Pentagrama.
NORTE: > Salve os Guardiões das Torres do Norte. Poderes da Terra, nós agradecemos sua presença aqui, como guardiães no nosso Círculo. Vão em paz, oh! grandes Guardiões do Norte, com nossas bênçãos e nosso agradecimento. Obrigado e Adeus! Todos ficam em forma de Pentagrama.
OESTE: > Salve os Guardiões das Torres do Oeste. Poderes do Água, nós agradecemos sua presença aqui, como guardiães no nosso Círculo. Vão em paz, oh! grandes Guardiões do Oeste, com nossas bênçãos e nosso agradecimento. Obrigado e Adeus! Todos ficam em forma de Pentagrama.
A Alta Sacerdotisa, desenha o Pentagrama de expulsão e mais uma vez agradece, e só então se fecha o Círculo com o Athame de novo, dizendo três vezes:

"O CÍRCULO SE DESFAZ, MAS ELE NUNCA SE ROMPE"
Ainda em forma de Pentagrama, faça uma meditação e visualize, o Círculo em tons de azul, subindo em direção aos Deuses.
Que assim seja para o bem de todos!
O círculo mágico tem duas funções :
1º - Conter, fortalecer e intensificar as energias criadas e invocadas no ritual
2º - Proteger das influências hostis, das distrações externas e influências psíquicas.


Abrindo o Círculo
Existem várias maneiras de se abrir o círculo assim com o tempo você poderá adaptar-se a que melhor lhe agradar, eu por exemplo gosto de abrir o círculo pela forma tradicional ou seja pela maneira Celta sempre começando pelo Norte, pois na Tradição Celta o Norte é sagrado pois é pelo Norte que o guerreiro entra no círculo do conhecimento e foi pelo Norte da Terra que os Celtas vieram para Europa.
Bem quando vou abrir meu círculo faço o seguinte, antes de mais nada tomo um banho normal e enquanto estou tomando vou imaginando toda a sujeira e negatividade de meu corpo indo embora, ao final jogo um pouco de água com sal grosso pelo corpo ( o sal grosso é bom para cortar a negatividade ) após isto coloco minha túnica e vou ao meu santuário. Antes de fazer qualquer coisa varro ritualisticamente todo o cômodo imaginando todas as energias negativas e contrárias indo embora, lembre-se que os pelos da vassoura não devem encostar no chão.
Após ter feito isto pego meu athame me dirijo ao Norte elevo-o aos seus com as duas mãos em sinal de apresentação e digo :
Pelo poder da Deusa e do Deus, pelos Guardiões dos Quatro Quadrantes eu traço este Círculo Sagrado, deste espaço nenhum Mal saíra e nele nenhum Mal poderá entrar.
Enquanto digo isto imagino uma luz branca sendo enviada para meu athame como se fosse um raio laser, ao terminar dou três voltas no sentido horário por todo o percurso que será meu círculo ( lembre-se que o círculo deverá ter o tamanho ideal para você trabalhar, assim se você quiser poderá ser do tamanho total do cômodo em que você está ), enquanto caminho imagino a luz do athame sendo enviada para o círculo e assim formando uma barreira energética, após dar as três voltas retorno novamente ao Norte e invoco os Quatro Guardiões Elementais erguendo o athame a cada ponto cardeal. No ponto norte o poder a ser invocado é o da Terra.
Eu invoco os Poderes do Norte, os elementais da Terra senhores da solidificação e das concretizações, venham e compartilhem comigo deste ritual sagrado.Sejam bem Vindos!
Vou até o ponto leste elevo meu athame e invoco os Poderes do Ar.
Eu invoco os Poderes do Leste, os elementais do Ar senhores das mensagens que são enviadas ao mundo dos Deuses, venham e compartilhem comigo deste ritual sagrado. Sejam bem vindos!
Vou ao ponto sul elevo meu athame e invoco os Poderes do Fogo.
Eu invoco os Poderes do Sul, os elementais do Fogo senhores da agilidade e da ação, venham e compartilhem comigo deste ritual sagrado. Sejam bem vindos !
Vou até o ponto oeste e elevando o athame invoco os Poderes da Água.
Eu invoco os Poderes do Leste, os elementais da Água senhores dos sentimentos e das emoções, venham e compartilhem comigo deste ritual ritual sagrado. Sejam bem vindos !
Após isto o círculo mágico esta traçado, agora você poderá realizar qualquer dos rituais no interior do círculo de força e poder.
Dentro de um círculo deve haver um símbolo em cada quadrante representando os Quatro Elementais ou uma vela na cor apropriada :
- Norte = Um pouco de terra , uma planta para a Terra ou uma vela preta representando a meia-noite.
- Leste = Uma pena ou incenso para o Ar ou uma vela vermelha representando o nascer do Sol
- Sul = Uma pequena vasilha com fogo para este elemento ou uma vela branca representando o Sol do meio-dia.
- Oeste = Uma vasilha com água, sal marinho ou qualquer objeto marinho para a Água ou uma vela cinza, azul ou púrpura representando o crepúsculo.


Fechando o Círculo
Ao término do ritual agradeça os Quatro Guardiões e dispense-os, a cada ponto cardeal levante novamente seu athame com as duas mãos, começando pelo Norte dizendo :
Poderes do Norte, elementais da Terra agradeço por sua presença e benção no rito realizado, senhores da concretização e do conhecimento sigam em Paz !
Volte-se ao Leste e agradeça aos poderes do Ar :
Poderes do Leste, elementais do Ar sua presença foi bem aceita e agradeço por proteger-me e abençoar-me no decorrer deste ritual realizado sigam em Paz !
Volte-se ao Sul e agradeça aos poderes do Fogo :
Poderes do Sul, elementais do Fogo agradeço por terem vindo e me abençoado neste ritual, agradeço por terem me protegido sigam em Paz !
Volte-se ao Oeste e agradeça aos poderes da Água :
Poderes do Oeste, elementais da Água agradeço por terem estado comigo neste rito mágico, senhores da transformação sigam em Paz !
Voltando novamente ao Norte elevo novamente o athame e agradeço a Deusa e ao Deus por terem me ajudado no rito, dou um beijo na lâmina em sinal de meu agradecimento e percorro novamente o espaço que abri o círculo só que desta vez no sentido anti-horário dizendo :
Com o athame te construí, com o athame eu te desfaço, pela força mágica do athame eu te abro para que eu possa sair daqui livre de doenças, problemas e insatisfações, que este círculo seja enviado novamente ao Mundo dos Deuses, o círculo esta aberto mas não esta rompido.
Feliz Encontro, Feliz Partida e Feliz Reencontro Novamente! Pelo poder do 3 vezes o 3 que assim seja e que assim se faça!

Notas
- O ritual não deve ter formas rígidas, cada um deve criar a sua própria forma de chamar os Deuses, não se desespere caso você gagueje ou esqueça aquele belo ritual decorado, de umas belas risadas e vá em frente!
- Se você não tem senso de humor esqueça a Wicca pois você nunca será um(a) Bruxo(a)!, mas isto não quer dizer que você possa entrar no círculo para fazer palhaçadas sem nenhum respeito aos Deuses. A Bruxaria tem seus momentos de descontração e seriedade, cabe a você saber diferenciar as situações.
- Quando o grupo decidir terminar o ritual as pessoas que evocaram os Deuses devem agradecê-los e se despedir, a mesma pessoa que traçou o círculo deve abri-lo fazendo o traçado no sentido oposto ao que foi traçado e também deve se despedir de todas as entidades que foram convidadas.
- Na maioria das vezes o círculo é traçado no sentido horário durante os sabaths e no sentido anti-horário para os feitiços em especial nos trabalhos para se banir energias negativas.
- É importante a criatividade nos rituais, eles não devem ser interrompidos e salvo em casos de necessidades, nenhum membro deve sair do círculo até o final, se isso tiver que ser feito deve-se pular a vassoura para não quebrá-lo, pois se isso ocorrer todo o ritual de abertura terá que ser refeito

Um comentário:

  1. aonde consigo uma varinha mágica? ñ consigo achar nem uma

    ResponderExcluir